Leuprorrelina: Bula Explicada

Você conhece a Leuprorrelina? Nesse texto vamos apresentar esse medicamento de forma simples e descomplicada.

A leuprorrelina é um medicamento injetável, aplicado por via subcutânea ou intramuscular, com doses disponíveis de 3,75 mg, 7,5 mg, 11,25 mg, 22,5 mg e 45 mg.

Indicada para os tratamentos de câncer de próstata e mama, endometriose e mioma uterino. Além disso, é recomendada para o tratamento de puberdade precoce em crianças acima de 2 anos.

Como funciona a leuprorrelina?

A leuprorrelina é um hormônio sintético que age diminuindo a produção do hormônio gonadotrofina pelo corpo. Com essa diminuição, a leuprorrelina bloqueia a produção de testosterona e estradiol. Assim, o uso da leuprorrelina impede o desenvolvimento de alguns tumores dependentes de hormônios, como os tumores de próstata em homens e de mama, mioma uterino e endometriose em mulheres, além de tratar puberdade precoce em crianças.

#Dica de farmacêutico! 

Durante o tratamento com leuprorrelina, o médico deve monitorar os níveis de cálcio no sangue e realizar o exame de densitometria óssea, pois o uso dessa medicação pode causar perda óssea devido à diminuição dos níveis de estrogênio, um evento similar ao que ocorre na menopausa.

Agora, confira algumas dúvidas mais frequentes sobre o uso da leuprorrelina

1) Minha filha de 6 anos foi diagnosticada com puberdade precoce há 6 meses. Recentemente, a médica aumentou a dose de 3,75 mg para 11,25 mg, por via intramuscular. Ela precisa tomar três injeções de 3,75 mg?

Depende. No mercado, também existe a dose de 11,25 mg para administração intramuscular. Outra opção é administrar uma seringa de 3,75 mg e uma seringa de 7,5 mg, totalizando a dose de 11,25 mg. O aumento da dose ocorre quando há necessidade de suprimir a produção dos hormônios. Nesses casos, o monitoramento hormonal mediante a exames de sangue é fundamental.

2) Fui diagnosticada com mioma uterino e iniciei o tratamento com leuprorrelina. Se eu quiser engravidar, meus hormônios vão voltar ao normal com quanto tempo de interrupção do tratamento?

Os níveis hormonais das mulheres geralmente voltam ao normal 3 meses após a descontinuação do medicamento.

3) É normal sentir ondas de calor durante o tratamento com a leuprorrelina?

Sim, pois este medicamento bloqueia a produção de gonadotrofina, um hormônio que ajuda a controlar a temperatura corporal.

É importante ressaltar que este conteúdo pretende educar, mas nunca substitui as orientações médicas. Por isso, consulte um profissional especializado para qualquer diagnóstico e tratamento.

AVFARMA

Esse e outros medicamentos, você encontra no site da AVFARMA. A gente entrega para todo o Brasil e você recebe bem rapidinho, no conforto da sua casa, e além disso, ainda pode contar com nossa equipe de farmacêuticos para tirar todas as suas dúvidas! 

Compartilhe esse conteúdo