Lúpus – Causas, sintomas e tratamento

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ou apenas lúpus é uma doença inflamatória crônica, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, podendo atingir as articulações, rins, pele, membranas mucosas e paredes dos vasos sanguíneos.

Os principais tipos de lúpus são identificados como cutâneo, que se manifesta apenas com manchas, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Entenda como ocorre essa doença e as suas principais causas

O lúpus acontece quando o sistema imunológico começa a atacar e destruir alguns tecidos saudáveis do corpo. Esse comportamento ainda não está esclarecido, porém pesquisas apontam que fatores genéticos, hormonais e ambientais podem ser os fatores determinantes para o aparecimento desta doença.

Ainda não se sabe dos fatores que desencadeiam a doença, conferindo o comportamento autoimune, que é quando o sistema imune ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo por engano.

No entanto, os pesquisadores sugerem que a luz solar, infecções e uso de algumas classes de medicamento podem estar envolvidas nesse processo.

Luz solar: a exposição à luz do sol pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente
Infecções: Ter uma infecção pode iniciar lúpus ou causar uma recaída em algumas pessoas.
Medicamentos: lúpus pode estar associado ao uso de antibióticos, medicamentos usados para controlar convulsões e também para pressão alta.

Principais sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com as partes do corpo afetadas pelo lúpus. Os sinais mais comuns são:

o Fadiga;
o Febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços;
o Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;
o Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol;
o Dificuldade para respirar e dor no peito ao inspirar profundamente;
o Sensibilidade à luz do sol;
o Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória;
o Linfonodos aumentados;
o Queda de cabelo;
o Feridas na boca.

Tratamento

Ainda não existe cura definitiva. O tratamento visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença e pode ser realizado com anti-inflamatórios não esteroides para artrite e pleurisia, imunossupressores, drogas citotóxicas e uso de protetor solar.

Um dos medicamentos utilizados é o Belimumabe, que é indicado como terapia adjuvante em pacientes adultos com lúpus eritematoso sistêmico (LES) ativo, que apresentam alto grau de atividade da doença.

Este medicamento você encontra na AVFARMA. Além disso, contamos com uma ampla linha de medicamentos que poderão auxiliar no seu tratamento.
Caso perceba algum sintoma, procure seu médico para ter um diagnóstico adequado.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades terapêuticas, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.
Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.
Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com entrega em até 48 horas úteis.
Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas:

  1. SOCIEDADEBRASILEIRADEREUMATOLOGIA. Disponível em:<https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/>. Acesso em: 14 jan, 2021.
  2. MANUALMSD. Lúpus eritematoso sistêmico (LES). Disponível em:< https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/doen%C3%A7as-autoimunes-do-tecido-conjuntivo/l%C3%BApus-eritematoso-sist%C3%AAmico-les>. Acesso em: 14 jan, 2021.
  3. MINISTÉRIODASAÚDE. Você sabe o que é Lúpus? Disponível em:<http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/53876-voce-sabe-o-que-e-lupus-2>. Acesso em: 14 jan, 2021.
Compartilhe esse conteúdo