Mitos e verdades sobre o diabetes e sua relação com o câncer

Qual é a relação entre o diabetes e o câncer?

Como muitos já sabem, o diabetes é uma doença capaz de gerar diversas complicações no nosso organismo como problemas de visão, falta de disposição, obesidade e muitas outras. Entretanto, novos estudos apontam que os pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 estão mais suscetíveis a determinados tipos de câncer – como os de pâncreas, hepatobiliar e endométrio.

Há também indicativos de desenvolvimento de cânceres de cólon e reto, mama e bexiga. Contudo, como ambas as doenças, o câncer e o diabetes, apresentam sintomas similares, as conclusões relativas a esses estudos ainda podem ser dúbias.

Há relação entre o diabetes tipo 1 e o câncer?

Atualmente, não é possível dizer que as doenças se relacionam de qualquer forma. A diabetes do tipo 1 é mais rara e está diretamente ligada à redução da produção de insulina pelas células beta pancreáticas e não à obesidade ou sobrepeso.

Como funciona o tratamento para o paciente com ambas as doenças?

O tratamento do câncer para o paciente diabético deve ser bem cauteloso e contemplar alguns pontos importantes tanto em relação aos medicamentos quanto em relação ao controle dos efeitos colaterais.

A alimentação e os exercícios físicos são fundamentais durante o tratamento, assim como a administração de medicamentos que não afetem a estabilidade dos níveis glicêmicos do paciente – principalmente os chamados glicocorticoides usados para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia.

É possível esperar novidades na área oncológica relativas a tratamentos para o câncer?

Ainda assim, a medicina vem trazendo, a todo momento, novas pesquisas e alternativas de tratamentos oncológicos a fim de melhorar ao máximo a qualidade de vida dos pacientes.

Compartilhe esse conteúdo