Dupilumabe: Bula Explicada

Se você teve dermatite atópica moderada a grave, asma grave não controlada com corticoides ou terapias de manutenção associadas, provavelmente conhece Dupilumabe. Se ainda não conhece, então leia esse artigo para descobrir.

O que é o dupilumabe?

O dupilumabe é um medicamento injetável, encontrado nas doses de 200 mg e 300 mg em seringa preenchida para uso e deve ser administrado por via subcutânea.

Como funciona essa medicação?

O dupilumabe é um anticorpo totalmente humano, que inibe a sinalização das interleucinas, ou seja, as proteínas em níveis elevados em pacientes com dermatite atópica ou asma grave. Em outras palavras, o medicamento age diminuindo a resposta inflamatória e reduzindo esses sintomas.

Como usar o dupilumabe?

A princípio, a medicação deve ser conservada no refrigerador e ser posta em temperatura ambiente até o líquido chegar na temperatura ambiente.

#Dica de farmacêutico! 

Se você faz uso de corticosteroides sistêmicos, tópicos ou inalatórios, não os interrompa de forma abrupta após o início do tratamento com o Dupilumabe. A redução de dose de corticosteróides deve ser gradual e realizada sob a supervisão direta de um médico, para evitar sintomas de abstinência sistêmica e o reaparecimento de condições que já haviam sido suprimidas pelo uso do corticóide. Fique atento!

Agora, confira algumas dúvidas mais frequentes sobre o uso da Dupilumabe! 

1) Após o início do tratamento com Dupilumabe, observei que os olhos ficaram irritados e lacrimejando. É normal?

Embora o uso de Dupilumabe pode ocasionar a conjuntivite, não é normal esses efeitos colaterais. Portanto, você deve informar imediatamente ao médico sobre a presença de qualquer sintoma ocular ou sobre a piora desses sintomas, incluindo dor ocular e alterações na visão. Caso a conjuntivite não se resolva com o tratamento padrão, o seu médico provavelmente pedirá alguns exames oftalmológicos.

2) Posso retirar a seringa de Dupilumabe do refrigerador e administrá-la imediatamente?

Não. Após retirar a seringa preenchida do refrigerador, deve-se mantê-la em repouso por aproximadamente 45 minutos ou até atingir a temperatura ambiente, em seguida pode administrar.

3) O médico prescreveu a dose inicial de 600 mg, seguida de 300 mg a cada 14 dias, por via subcutânea. Preciso tomar duas injeções ao mesmo tempo?

Sim. Neste caso, a dose inicial é de 600 mg e as apresentações disponíveis no mercado são de seringas de 200 mg e 300 mg. Então, o paciente receberá duas injeções de 300 mg, em locais diferentes, por via subcutânea, totalizando a dose de 600 mg prescrita. Assim, as doses seguintes serão de uma seringa preenchida com  300 mg a cada 14 dias.

AVFARMA

Esse e outros medicamentos, você encontra no site da AVFARMA. A gente entrega para todo o Brasil e você recebe bem rapidinho, no conforto da sua casa, e além disso, ainda pode contar com nossa equipe de farmacêuticos para tirar todas as suas dúvidas! 

Compartilhe esse conteúdo