Saiba mais sobre o câncer de pele

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é registrado, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos dessa doença que está correlacionada com a exposição inadequada ao sol.

Este tipo de câncer afeta as células da pele, desencadeando no seu crescimento anormal e descontrolado. Sua origem varia de acordo com as células que são afetadas e podem ser classificadas em três tipos:

– Carcinoma basocelular (CBC): é o tipo de câncer mais prevalente na população e atinge células profundas da epiderme. Ele surge em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

– Carcinoma espinocelular (CEC):  é o segundo tipo mais prevalente atingindo as células escamosas, localizadas nas camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo e normalmente as células apresentam enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. Porém, podem mudar de cor, formato, tamanho e causar sangramento.

– Melanoma: é o mais raro e agressivo tipo de câncer de pele. Esse câncer tem origem nas células melanócitos, que apresentam como função produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, podem mudar de cor, de formato ou de tamanho, e causar sangramento.

Causas do câncer de pele

O câncer de pele apresenta diferentes causas, mas está relacionado, geralmente, à exposição inadequada ao sol, apresentando também relação genética.

Sintomas do câncer de pele

A manifestação da doença na pele normalmente surge com o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares e aumento de tamanho. Elas ainda podem estar acompanhadas de coceira e descamação.

Diagnóstico do câncer de pele

O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista, através da realização de um exame clínico, a biópsia. A biópsia consiste na retirada de parte da lesão para análise a fim de verificar a presença ou não desta doença.

Tratamento do câncer de pele

O tratamento dependerá do tipo de câncer apresentado e a sua gravidade. Geralmente, a cirurgia é o tratamento mais indicado, porém a radioterapia e a quimioterapia podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer.

Prevenção do câncer de pele

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

Fique atento nas medidas preventivas:

  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
  • Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;
  • Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas;
  • Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas;
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Sobre a AVFARMA:

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.
Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.
Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas:

  1. SBD. Câncer da pele. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/#sintomas>. Acesso em: 26 nov. 2020.
  2. ACCAMARGOCANCERCENTER. Entenda a diferença entre os tipos de câncer de pele. Disponível em:< entenda a diferença entre os tipos de câncer de pele>. Acesso em: 26 nov. 2020.
  3. BIOLOGIANET. Câncer de pele. Disponível em:< https://www.biologianet.com/doencas/cancer-pele.htm>. Acesso em: 26 nov. 2020.
  4. INCA. Câncer de pele não melanoma. Disponível em:< https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: 26 nov. 2020.
  5. INCA. Câncer de pele melanoma. Disponível em:< https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma>. Acesso em: 26 nov. 2020.
Compartilhe esse conteúdo