De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são estimados 625 mil novos casos somente neste ano. Isso significa um aumento de cerca de 40 mil casos em relação a 2019.
O câncer pode aparecer por um conjunto de fatores, entre eles a predisposição genética associado ou não a exposição aos fatores de riscos ambientais. Nem sempre o que é considerado fator de risco pode desencadear na formação de um tumor. Além disso, os fatores que desencadeiam alterações genéticas em um indivíduo podem ou não causar em outro e vice-versa.
Isso é explicado pela genética, ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por ela é possível compreender o porquê de um grupo populacional ser mais propenso ao desenvolvimento de determinada doença, como o câncer.
Algumas estratégias estão sendo criadas para reduzir o risco de câncer, como a detecção precoce. Ela é uma forma de prevenção e por isso recomenda-se que as pessoas façam testes de triagem e rotina periodicamente.
Adotar hábitos de vida saudáveis
Mudanças nos fatores do estilo de vida podem reduzir o risco de cânceres por meio da implementação de atividades físicas e por isso essas práticas são recomendadas pelos especialistas. Mudanças na dieta alimentar podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Entenda:
- A diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de câncer de cabeça e pescoço, fígado e esôfago;
- O modo de preparo da carne pode aumentar o risco de câncer, pois quando a mesma é frita pode criar substâncias químicas que estão sendo associadas ao câncer de cólon. Por isso, deve-se limitar o consumo desse alimento dessa forma;
- O uso de tabaco pode aumentar o risco de câncer de pulmão, rim, bexiga, cabeça e pescoço;
- O sobrepeso ou obesidade podem aumentar o risco de câncer de mama, cólon, endometrial, esofágico, renal e pancreático.
Fatores ambientais
- Evitar a exposição ao sol pode reduzir o risco de câncer da pele. Sempre use protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção (FPS) elevado para proteger sua pele, evitando que ela fique exposta a luz ultravioleta;
- Evitar exposição à agentes carcinógenos no trabalho, pois são substâncias que aumentam o risco de câncer.
Vacinas contra o câncer
- A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), antes do primeiro contato sexual, é capaz de prevenir casos de cânceres, tais como: colo do útero, câncer anal e câncer de cabeça e pescoço.
Sobre a AVFARMA
A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.
Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos. Trabalhamos com frete grátis para o Rio de janeiro e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.
Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077
E-mail: comercial@avfarma.com.br
Referências Bibliográficas:
1) MANUAL MSD. Prevenção do Câncer> Disponível em:.
2) INCA. Como prevenir o câncer. Disponível em:< https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer>.
3) ABRALE. Prevenção é a principal forma de evitar o câncer Disponível em:https://revista.abrale.org.br/prevencao-principal-forma-de-evitar-cancer/..