Indica-se o Pazopanibe para o tratamento de carcinoma de células renais avançado ou metastático. Além disso, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com subtipos específicos de sarcoma de partes moles, que já receberam quimioterapia prévia para doença metastática, ou tiveram progressão da doença em até 12 meses após a terapia neoadjuvante ou adjuvante. Está disponível na forma de comprimidos de 200 (duzentos) mg e 400 (quatrocentos) mg.
E como funciona o Pazopanibe?
O Pazopanibe é um potente inibidor multi alvo da enzima tirosina quinase. Assim, através do bloqueio desta enzima, o medicamento pode diminuir e interromper o crescimento de células cancerígenas, ou mesmo destruí-las, em casos de câncer de células renais em estágio avançado ou metastático.
#Dica de farmacêutico!
O uso simultâneo de Pazopanibe com estatinas (medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue), como sinvastatina, Rosuvastatina e outras, pode aumentar o risco de elevação das enzimas hepáticas e, por isso, deve ser realizado com precaução e monitoramento rigoroso. Dessa forma, é extremamente importante conversar com o seu médico sobre todos os medicamentos que usa, com ou sem prescrição.
Agora, vamos tirar as dúvidas mais frequentes que recebemos dos nossos pacientes sobre o Pazopanibe
1. Posso tomar o Pazopanibe junto com as refeições?
Não, o Pazopanibe deve ser ingerido com o estômago vazio, pelo menos uma hora antes ou duas horas após a alimentação.
2. O pazopanibe pode aumentar a pressão arterial?
Sim. A hipertensão arterial é uma das reações adversas mais comuns deste medicamento. Por isso, a pressão arterial deve ser aferida cuidadosamente antes de iniciar o tratamento e monitorada com frequência após o início do mesmo. E, caso apresente aumento da pressão arterial, a reação deve ser tratada por meio de terapia anti-hipertensiva e redução ou interrupção de dose do Pazopanibe, de acordo com a avaliação clínica do seu médico. Fique atento!
3. Estou tomando o Pazopanibe há 3 meses. Percebi que as mãos e os pés estão ressecados. Isso é normal?
Sim. O ressecamento das mãos e dos pés, popularmente conhecido como síndrome mão-pé, é uma das reações adversas comuns do Pazopanibe. Por isso, é fundamental o cuidado e a hidratação diária das mãos e dos pés . No mercado é possível encontrar uma variedade de produtos dermatológicos específicos para hidratar a pele de pacientes oncológicos, que ajudam a prevenir esse tipo de ressecamento ocasionado por medicamentos.
Seu medicamento entregue sem problemas!
A AVFARMA entrega para todo o Brasil e você recebe bem rapidinho, no conforto da sua casa, e ainda pode contar com nossa equipe de farmacêuticos para tirar todas as suas dúvidas. Acesse nosso site!