Bula Explicada – Gosserrelina

Indica-se a Gosserrelina para o controle do câncer de próstata e de mama sensíveis a hormônios. Além disso, indica-se o seu uso também para o controle e alívio dos sintomas nos casos de endometriose, que é a presença do endométrio fora do útero, e do  mioma uterino, um tumor benigno formado por um tecido muscular, reduzindo o tamanho das lesões.

É um medicamento injetável, encontrado em seringa pronta para uso, nas doses de 3,6 mg e 10,8 mg e deve ser administrado por via subcutânea. A dose de 3,6 mg é aplicada a cada 28 dias. Já a dose de 10,8 mg é a cada 3 meses, por possuir um sistema de liberação prolongada. Por isso, é importante que o seu médico defina a dose, de acordo com a sua situação clínica.

E como funciona o Gosserrelina?

O Gosserrelina é um hormônio sintético que se parece com o hormônio luteinizante* que produzimos naturalmente no nosso corpo. Assim, quando o paciente o recebe de forma contínua, o organismo para de liberar o hormônio luteinizante (LH), ocasionando a queda de testosterona nos homens e de estradiol nas mulheres, proporcionando, assim, o efeito desejado. 

*Hormônio luteinizante: Um dos hormônios produzidos pela glândula hipófise e é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona nas mulheres e, nos homens, atua diretamente nos testículos influenciando na produção de espermatozóides.

#Dica de farmacêutico! 

Apesar deste medicamento ser administrado por via subcutânea,  é recomendado que esse procedimento seja realizado apenas por profissionais habilitados e com os devidos conhecimentos técnicos, ou seja, não recomendamos de forma alguma a autoadministração.Também é importante destacar que o Gosserrelina não é uma injeção líquida, por isso não tente remover as bolhas de ar, uma vez que isto pode deslocar o depot do medicamento*.

*Depot de medicamento: tecnologia farmacêutica utilizada para que o medicamento possa ficar depositado em locais específicos do organismo a fim de ser liberado lentamente.

Vamos tirar as dúvidas mais frequentes que recebemos dos nossos pacientes sobre o Gosserrelina

1. Com o uso prolongado do Gosserrelina, notei perda de libido e surgimento de sintomas da menopausa. É normal? 

Sim, é normal.  Em suma, durante o tratamento com o Gosserrelina as concentrações de estradiol são reduzidas e, com o tratamento contínuo, o estradiol pode atingir níveis comparáveis aos da pós-menopausa. Isso justifica os sintomas de menopausa e a falta de libido.

2. A agulha do Gosserrelina é muito grande e grossa. Dói muito a aplicação?

Sim, dói um pouco. Apesar de, na bula não indicar o uso de anestésico local, alguns médicos optam por prescrever um botão anestésico, que é uma técnica em que o enfermeiro ou o médico habilitado administra o anestésico para aliviar a dor no local da aplicação do Gosserrelina. Por isso, o tratamento realiza-se sob supervisão de um médico experiente.

3. Fiz aplicação do Gosserrelina e já estava menstruando. Passaram-se vários dias e continuo menstruando. É normal? 

Sim, algumas mulheres podem apresentar sangramento vaginal de duração e intensidade variáveis. Isso provavelmente significa que o sangramento está relacionado com a inibição do estrógeno e, nesse caso, espera-se que o sangramento pare espontaneamente.

Seu medicamento entregue sem problemas!

A AVFARMA entrega para todo o Brasil e você recebe bem rapidinho, no conforto da sua casa, e ainda pode contar com nossa equipe de farmacêuticos para tirar todas as suas dúvidas. Acesse nosso site!

Compartilhe esse conteúdo