Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma doença prevalente e geralmente curável quando detectada nos seus estágios iniciais. No Brasil, este câncer é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma.

É considerado de terceira idade, visto que aproximadamente 75% dos casos mundiais ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento dos novos casos no Brasil pode ser justificado em decorrência do aperfeiçoamento dos métodos de diagnósticos, aumento da conscientização da população e projeção da expectativa de vida.

A região acometida é a próstata, uma glândula localizada na parte inferior do abdômen, que é responsável por produzir fluido seminal que nutre e transporta o esperma. Quando ocorre o desenvolvimento do câncer, esta região pode crescer de forma acelerada espalhando-se para outros órgãos podendo levar à morte.

No entanto, existem casos que o crescimento é lento e por isso a manifestação clínica dos sinais e sintomas ocorre de maneira silenciosa.
Dessa forma, há necessidade de reforçar que os exames de rotina sejam adotados regularmente pelos homens.

Fatores de Risco

Os fatores de risco que podem influenciar no aparecimento da doença são: idade, histórico familiar, excesso de gordura corporal, sedentarismo, hábitos alimentares e exposição a compostos orgânicos.

Sinais e Sintomas

Eles geralmente são percebidos pela dificuldade de urinar, redução da força do jato urinário, gotejamento final prolongado, dor ao urinar e frequência urinária aumentada. Em estágios mais avançados pode ocorrer sangramento na urina ou esperma, dor óssea, retenção urinária e insuficiência renal.

Diagnóstico

O rastreamento do câncer da próstata pode ser identificado pela dosagem sanguínea do PSA e pelo toque retal.

PSA (antígeno prostático específico): exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno. Quando o nível de PSA permanece em níveis elevados, este pode indicar a presença de tumor.

Toque retal: o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos, o que pode ser um possível estágio inicial da doença.

Para um diagnóstico definitivo são feitos exames como a biópsia por meio de ultrassonografia transretal ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento adequado irá depender do estágio e a localização do tumor. Quando o câncer está localizado, recomenda-se procedimento cirúrgico e radioterapia.

Quando a doença atinge estágios mais avançados, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Em fase de metástase, o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

Sobre a AVFARMA:
A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas
1) INCA. Câncer de próstata. Disponível em:<https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata.>. Acesso em: 30 out. 2020.
2) CON. Próstata. Disponível em:< https://con.com.br/tipos-de-cancer/prostata/>. Acesso em: 30 out. 2020.

Compartilhe esse conteúdo