Como o farmacêutico pode salvar a vida de pacientes com câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum em mulheres no Brasil, logo depois do câncer de pele não melanoma. O tratamento do tumor pode se dar de diversas formas dependendo do estágio no qual a doença é detectada. Entretanto, um dos tratamentos mais comuns envolve a administração de medicamentos orais que não necessariamente é feita em hospitais. Por isso, o acompanhamento farmacêutico é muito importante.

Quando é dado prosseguimento ao tratamento longe da supervisão médica, a responsabilidade passa a ser muito maior para o paciente e seus acompanhantes – aumentando a probabilidade de falhas no monitoramento de horários ou dose dos medicamentos.

Desta forma, o serviço de farmácia clínica da AVFARMA é fundamental para a efetividade do tratamento do paciente, seja qual for o estágio do tratamento. Com o auxílio farmacêutico, é possível realizar um acompanhamento mais próximo de todas as etapas – mesmo à distância.

“Em geral, como as pacientes com câncer de mama passam por cirurgia, radioterapia e depois são encaminhadas para o tratamento com medicamentos orais por 5 ou 10 anos para evitar recidiva, elas normalmente chegam cansadas de todos esses procedimentos.” Afirma a farmacêutica Rebecca Di Lêu da equipe da AVFARMA.

“Além disso, como alguns medicamentos podem causar algumas reações incômodas, o farmacêutico atua também com intervenções para melhorar esse dia a dia da paciente.”

Além disso, nosso serviço de fracionamento de orais amplia o acesso aos medicamentos alto custo e minimiza possíveis erros de administração, uma vez que a dose dispensada ao paciente é a exata prescrita pelo médico. Visite a aba de serviços em nosso site e conheça melhor o trabalho da AVFARMA!

FONTE: Ministério da Saúde e INCA

Compartilhe esse conteúdo