Quando o assunto é doença, a gente já sabe: todo mundo tem alguma opinião para dar, não é? Ainda mais com a internet, temos as respostas literalmente na palma da mão em questão de segundos, mas fica sempre a dúvida: o que é verdade e o que não é?
Mas, antes, vale explicar o que são doenças hematológicas, já que a área da hematologia é bastante ampla! As doenças hematológicas recebem esse nome por serem aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue ou o funcionamento destes componentes, como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, produzidas na medula óssea. Também são componentes do sangue algumas proteínas fundamentais para o funcionamento do organismo, como fatores de coagulação, que são fabricadas no fígado, por isso, seu mau funcionamento é considerado uma doença hematológica. Por serem abrangentes e terem diferentes graus de complexidade, é de extrema importância conhecê-las e desmistificar algumas falas ainda presentes no dia a dia.
Mitos e verdades
1. “Todas as doenças hematológicas são fatais” – Mito!
As doenças hematológicas são bastante amplas, incluindo tanto condições benignas quanto malignas. Em relação às doenças benignas, como anemias, tromboses e trombofilias, o tratamento é mais simples. Já as condições malignas, as onco-hematológicas, que incluem leucemias agudas e crônicas, linfomas, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica , são raras e exigem um tratamento mais complexo e especializado.
Algumas doenças poderiam ser consideradas fatais quando não tratadas corretamente, como as leucemias agudas, que exigem o constante cuidado e tratamento. Sendo assim, o diagnóstico precoce, os cuidados médicos adequados e a adesão aos planos de tratamento podem melhorar o prognóstico e a qualidade de vida do paciente.
2. A segunda afirmação é: “Doar sangue causa anemia” – Mito!
A doação de sangue não oferece nenhum risco à saúde do paciente e também não causa anemia! Antes da doação, ocorre a verificação dos sinais vitais, além do peso, teste de anemia e uma entrevista individual e sigilosa para avaliar se a pessoa está em condições de doar sangue sem causar nenhum dano à sua saúde e para o receptor..
Já em relação a pacientes anêmicos, principalmente ferroprivos, aqueles causados pela deficiência de ferro, só podem doar com liberação médica e caso os exames estejam normais. Isso porque o sangramento resulta na perda de ferro, podendo piorar o quadro de anemia da pessoa.
Na verdade, essa prática é muito importante para auxiliar no próprio tratamento de algumas doenças hematológicas, como nos casos das leucemias, linfoma e mieloma múltiplo, bem como é essencial para salvar vidas em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Sendo assim, mitos como esse podem dificultar a mobilização por doadores.
3. “A anemia pode se transformar em leucemia” – É um mito!
O que ocorre aqui é a confusão entre sintoma e causa. Essa ideia de que uma anemia mal curada pode virar leucemia vem do fato de que na leucemia muitos pacientes apresentam anemia ao diagnóstico, mas nesses pacientes, a causa da anemia é outra.. Nesses casos, a anemia se deve à diminuição da produção dos glóbulos vermelhos devido à ação de células cancerígenas na medula óssea.
A única exceção que existe é se o paciente tiver uma síndrome mielodisplásica, uma doença da medula óssea que se inicia como anemia e em alguns casos pode evoluir para uma leucemia mieloide aguda. Por isso, aconselhamos manter sempre os exames em dia e, em caso de qualquer dúvida, procurar um médico.
4. A quarta questão é “O tabagismo pode aumentar a predisposição para cânceres hematológicos” – É verdade.
Quando o assunto é câncer, normalmente pensamos em tumores localizados em órgãos como intestino, mamas e próstata, né? Porém, as células malignas também afetam partes líquidas, que é o caso do câncer no sangue.
O hábito de fumar entra, então, como um fator de risco porque as substâncias encontradas no cigarro, como benzeno e metais pesados, podem aumentar a incidência de câncer no sangue, como a leucemia.
5. E a quinta e última fala: “As doenças hematológicas são contagiosas” – – Mito.
As doenças hematológicas não são contagiosas. São o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. As anemias, leucemias e linfomas, doenças do sangue, da coagulação, não são contagiosas e esse mito pode prejudicar todo o cuidado e tratamento.
Já ouviu falar na nossa Farmácia Online?
Em nossa farmácia online, oferecemos uma ampla variedade de medicamentos de alta complexidade, inclusive os que são indicados para quem enfrenta desafios relacionados às doenças hematológicas.
É só acessar o nosso site e filtrar pelo tipo de doença. Além disso, em nossa farmácia clínica, você recebe orientações sobre o seu tratamento medicamentoso e você pode tirar todas as suas dúvidas.