Medicamentos Fracionados – Entenda o Funcionamento

Fracionamento de medicamentos é um procedimento onde é realizada a subdivisão da embalagem de medicamentos em formas unitárias. Esse processo é capaz de promover o uso racional de medicamentos, uma vez que é dispensada sob orientação e responsabilidade do farmacêutico, somente a quantidade prescrita necessária para todo o regime de tratamento.

Essa prática possui um viés econômico pois não existe a necessidade de adquirir a caixa integral do medicamento, evitando assim o desperdício.
Todos os medicamentos são utilizados quando fracionados o que diverge do processo usual de aquisição, cujo é adquirido mais medicamentos do que realmente é necessário para a terapêutica, o que pode inferir no uso irracional devido a sobra. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 77% da população Brasileira se automedicam e enfatiza que o fracionamento pode evitar intoxicações. Para sua comercialização é necessário a implementação de uma embalagem, previamente aprovada pela Anvisa, conforme descrito na resolução da diretoria colegiada.

O Capítulo I da RDC n° 80, de 11 de maio de 2006:

Art. 1º: “As farmácias e drogarias poderão fracionar medicamentos a partir de embalagens especialmente desenvolvidas para essa finalidade de modo que possam ser dispensados em quantidades individualizadas para atender às necessidades terapêuticas dos consumidores e usuários desses produtos, desde que garantidas as características asseguradas no produto original registrado”

Na AVFARMA as embalagens são adequadas a cada tipo de fármaco e identificadas de acordo com a legislação vigente. A manutenção da estabilidade do medicamento fracionado é garantida devido às técnicas específicas de preparo e escolha criteriosa das embalagens, promovendo fotoproteção e conservação eficiente dos medicamentos.

O modelo operacional de fracionamento, distribuição, entrega e acompanhamento associado ao serviço de farmácia clínica especializada torna-se possível garantir a segurança e qualidade do produto final dispensado para as empresas e pacientes.

Referências Bibliográficas:

  1. FOLHA DA REGIÃO. Comercialização de medicamento fracionado pode se tornar lei. Disponível em https://www.folhadaregiao.com.br/2019/07/03/comercializacao-de-medicamento-fracionado-pode-se-tornar-lei/. Acesso em: 03 fev. 2020.
  2. CRF. CRF/MS esclarece sobre fracionamento de medicamentos. Disponível em:https://crfms.org.br/noticias/alerta/3251-crf-ms-esclarece-sobre-fracionamento-de-medicamentos. Acesso em: 03 fev. 2020
Compartilhe esse conteúdo