Fumarato de Dimetila: entenda qual a indicação e como ele funciona

A esclerose múltipla (EM) é uma condição que afeta o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal, podendo se manifestar de forma recorrente caracterizada por surtos de sintomas no sistema nervoso.

Os sintomas variam de paciente para paciente e podem desaparecer quando o surto acaba, no entanto, algumas dificuldades podem persistir.

Preparamos este artigo para falar um pouco sobre este medicamento, como ele é usado no tratamento dessa patologia, sua ação no organismo e suas contraindicações.

Ação no organismo do Fumarato de Dimetila

O mecanismo pelo qual este medicamento exerce efeito terapêutico na Esclerose Múltipla não é totalmente elucidado.

A resposta farmacodinâmica de fumarato de dimetila parece ser mediada principalmente por meio da ativação do fator nuclear (eritróide-derivado 2)-tipo 2 (Nrf2) da via de transcrição.

Em estudos pré-clínicos e clínicos, este fármaco agindo no sistema imunológico, demonstrou propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras. O fumarato de dimetila e o fumarato de monometila, o principal metabólito do fumarato de dimetila, reduziram significativamente a ativação de células imunes e, subsequentemente, a liberação de citocinas pró-inflamatórias em resposta a estímulos inflamatórios em modelos pré-clínicos.

Indicações e contraindicações do Fumarato de Dimetila

O medicamento é indicado no tratamento da esclerose múltipla recorrente-remitente em pacientes adultos e contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer outro componente da fórmula.

Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Os eventos adversos mais comuns incluem:

o Sensação de calor (flush);
o Perturbação gastrointestinal, com diarreia, mal-estar e dor abdominal;
o Leucopenia;
o Erupção cutânea;
o Aumento dos níveis de enzimas hepáticas;
o Presença de cetonas e proteínas na urina.

Caso perceba algum evento adverso, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

Forma de uso deste medicamento

Este medicamento é administrado por via oral. A dose inicial é de 120 mg duas vezes ao dia. Após 7 dias, a dose deve ser aumentada para a dose recomendada de 240 mg, duas vezes ao dia.

A redução temporária da dose para 120 mg, duas vezes por dia, pode reduzir a ocorrência de rubor e reações adversas gastrointestinais. Dentro de 1 mês, ou conforme orientação médica, a dose recomendada de 240 mg, duas vezes por dia, deve ser retomada.

Você encontra o Fumarato de Dimetila na AVFARMA. Acesse a página para solicitar este medicamento.

Link: https://app.avfarma.com/farmacia-online

Sobre a AVFARMA

A AVFARMA é uma farmácia especializada no preparo e vendas de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades terapêuticas, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!
Whatsapp: 21 9 95955077

Referências Bibliográficas

  1. PUBCHEM. Dimethyl fumarate. Disponível em:< https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/637568>. Acesso em: 02 fev, 2021.
  2. TECFIDERA®. fumarato de dimetila. Bula do produto.
Compartilhe esse conteúdo