Métodos de diagnósticos do câncer

O diagnóstico é elaborado com base na suspeita dos médicos, acerca dos sintomas do paciente, dos resultados de exame físico, testes de triagem, e radiografias, biópsias, entre outros. Após esses exames, tem-se o diagnóstico confirmatório ou não do câncer.

Após o diagnóstico, é feita a classificação do tumor em estágios. O estadiamento demonstra e esclarece a progressão dessa neoplasia, assim como, estabelece critérios de extensão em termos de localização, tamanho, invasão de estruturas próximas e disseminação para outros órgãos.

Métodos de Diagnósticos para o câncer

Triagem
Exames de triagem são utilizados para averiguar a possibilidade da presença de câncer, sem que os sintomas da doença tenham se manifestado. Os resultados dos exames de triagem são confirmados com outros exames complementares, uma vez que estes testes não apresentam resultados definitivos.

Os resultados dos testes de triagem podem ser falsamente positivos ou falsamente negativos:

  • Resultados falso-positivos: resultados que sugerem a presença de câncer quando não se tem essa doença;
  • Resultados falso-negativos: resultados que não mostram nenhum sinal de câncer, mas que a doença está presente.
    Dois exames de triagem que são bastante conhecidos e realizados pela população são os exames de Papanicolau, que é utilizado para detectar o câncer do colo do útero e a mamografia, para detectar o câncer da mama.

Radiografia
O raio X é um exame de imagem para analisar as estruturas do corpo humano. A partir desse exame é criado uma imagem das partes internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.

Ultrassonografia
É uma técnica que utiliza ondas sonoras, que quando em contato com órgãos e tecidos, produzem ecos. Esses ecos são convertidos em imagens que podem ser observados na tela do computador. Dessa forma, é possível
identificar as doenças de tecidos moles que não aparecem de forma adequada numa radiografia.

Tomografia computadorizada
É uma técnica que utiliza a radiação X para visualizar as estruturas do corpo humano. Esse exame permite determinar o tamanho e a localização do tumor, assim como a presença ou ausência de metástases nos órgãos.

Biópsia
A biópsia é a coleta da amostra de um tecido, por meio agulha ou cirurgia. Esse tecido é analisado por exames microscópicos para avaliar a presença de células cancerígenas na área de interesse.

Marcadores tumorais
Os níveis dos marcadores tumorais no sangue podem fornecer evidências sobre o diagnóstico de câncer. Eles são utilizados para monitorar a eficácia do tratamento e para a detecção precoce de recidivas da doença, possibilitando o acompanhamento de tumores.

Sobre a AVFARMA

A AVFARMA é uma farmácia de manipulação especializada no preparo de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos. Trabalhamos com frete grátis para o Rio de janeiro e Grande Rio com pronta entrega em até 48 horas úteis.

Entregamos em todo o Brasil!

Whatsapp: 21 9 95955077
E-mail: comercial@avfarma.com.br

Referências Bibliográficas:

1) INSTITUTO ONCOGUIA. Exames de Imagem para Câncer de Pulmão. Disponível em:< http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-cancer-de-pulmao/1579/197/>.
2) MANUAL MDS. Diagnóstico de Câncer Disponível em:< https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/c%C3%A2ncer/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-c%C3%A2ncer/diagn%C3%B3stico-de-c%C3%A2ncer?query=cancer >.
3) FLEURY. Marcadores tumorais contribuem para o acompanhamento de neoplasias | Revista Médica Ed. 9 – 2003. Disponível em:< https://www.fleury.com.br/medico/artigos-cientificos/marcadores-tumorais-contribuem-para-o-acompanhamento-de-neoplasias-revista-medica-ed-9-2003>.
4) INSTITUO ONCOGUIA. ULTRASSOM. Disponível em:< http://www.oncoguia.org.br/conteudo/ultrassom/6799/842/#:~:text=O%20ultrassom%20n%C3%A3o%20pode%20distinguir,%2C%20por%20exemplo%2C%20os%20pulm%C3%B5es.>.

Compartilhe esse conteúdo