Posso repartir o medicamento?

A prática de repartir um comprimido pela metade pode prejudicar o tratamento e expor o usuário a uma concentração maior do medicamento, deixando-o suscetível a possíveis efeitos tóxicos.

Isso pode ocorrer porque quando o comprimido é repartido as características da formulação são perdidas. Quando ocorre a divisão, não é possível garantir que se está tomando exatamente meia dose. A substância contida no medicamento, responsável por desempenhar uma ação no organismo, ficará comprometida podendo não desempenhar o efeito esperado.

Além disso, alguns estudos científicos apontam que a quebra, desagrega o comprimido e afeta a posologia, ou seja, a quantidade de vezes que você precisa tomar o medicamento. Toda partição de comprimido precisa ser discutida com médico e farmacêutico para permitir o uso e dose correta do medicamento.

Na AVFARMA, oferecemos o serviço de farmácia clínica que te auxilia na organização da sua medicação por dose, data e horário, de acordo com a prescrição médica, além de oferecer atendimento clínico personalizado para o seu tratamento.

Esse serviço é capaz de minimizar erros nas dosagens e possíveis esquecimentos do horário correto de tomar o medicamento além de remover todas as dúvidas sobre o tratamento, facilitando sua vida!

Ficou interessado? Entre em contato conosco para mais informações.
Tel: (21) 99595-5077
E-mail: relacionamento@avfarma.com.br

Sobre a AVFARMA

A AVFARMA é uma farmácia especializada no preparo e vendas de medicamentos antineoplásicos injetáveis, orais e demais especialidades terapêuticas, com fracionamento de medicamentos e venda direta por delivery.

Precisando de algum medicamento, entre em contato com nosso time de farmacêuticos.

Trabalhamos com frete grátis para o Rio e Grande Rio com entrega em até 48 horas úteis.

Referências Bibliográficas

1.CREMESP. Evite partir comprimido ao meio. Disponível em:< http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=SaladeImprensa&acao=crm_midia&id=318>. Acesso em: 11 mar, 2021.
2.PFARMA. Estudo alerta que partir comprimidos ao meio não garante ao paciente a dose correta. Disponível em:<https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/saude/1544-estudo-alerta-que-partir-comprimidos-ao-meio-nao-garante-ao-paciente-a-dose-correta.html>. Acesso em: 11 mar, 2021.
3.GUIADAFARMACIA. Cortar comprimidos ao meio pode trazer sérios riscos à saúde. Disponível em:<https://guiadafarmacia.com.br/cortar-comprimidos-ao-meio-pode-trazer-serios-riscos-a-saude/>. Acesso em: 11 mar, 2021.

Compartilhe esse conteúdo