Quais são as diferenças entre medicamentos de Referência, Similar e Genérico?

Quando os pacientes chegam à farmácia para adquirir seus medicamentos, ficam surpresos com as infinitas possibilidades de opções e de apresentações que um mesmo medicamento possui. É neste momento que pode aparecer dúvidas sobre as diferenças entre os medicamentos de referência, genérico e similar.
Mas, realmente existe alguma diferença entre eles?
O Centro de Estudos da AVFARMA preparou essa matéria para te ajudar a entender mais a respeito sobre esse assunto.

Medicamento de Referência: medicamento inovador registrado no país, tendo sua eficácia, segurança e qualidade comprovada através de estudos científicos no ato do registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Medicamento Similar: é identificado por nome comercial ou marca. Apresentam o mesmo princípio ativo, forma farmacêutica, via de administração, indicação terapêutica e posologia do medicamento de referência. Algumas características que podem se distinguir são o tamanho, forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.
Desde 2003, é obrigatório realizar testes de bioequivalência que asseguram comprovar que o medicamento similar é equivalente terapêutico do medicamento de referência, ou seja, demonstrando a mesma eficácia clínica.

Genérico: na sua embalagem deve estar escrito “Medicamento Genérico” dentro de uma tarja amarela. Contém o mesmo princípio ativo, dose e forma farmacêutica do medicamento de referência. Sua produção é liberada após a expiração da patente do medicamento de referência uma vez que, as fórmulas ficam detidas pelos laboratórios farmacêuticos durante um período de 10 a 20 anos.
O genérico pode ser intercambiável com medicamento de referência desde que seja realizado testes de bioequivalência apresentados ao órgão de vigilância sanitária do país e essa intercambialidade somente poderá ser realizada pelo farmacêutico responsável.

Agora que você já domina o assunto, compartilhe essa matéria com outros profissionais, amigos e familiares para que eles também possam ficar informados.

Referência bibliográficas:

1) PRATIDONADUZZI. Perguntas frequentes. Disponível em:<https://pratidonaduzzi.com.br/index.php/contato/perguntasfrequentes>. Acesso em: 27 maio. 2020.
2) LISTA DE MEDICAMENTOS EQUIVALENTES. Tipos de medicamentos. Disponível em:< http://equivalentes.com.br/o-que-e-teste-de-bioequivalencia/>. Acesso em: 27 maio. 2020.
3) MEDLEY. A ciência por trás da fabricação dos remédios. Disponível em:< https://www.medley.com.br/generico/fabricacao>. Acesso em: 27 maio. 2020.
4) ACHE LABORATORIOS. Nova lei de Intercambialidade. Disponível em:<https://www.ache.com.br/arquivos/suz1812_17_folheto_intercambialidade_pdv.PDF>. Acesso em: 27 maio. 2020.
5) AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Saiba a diferença entre medicamentos de referência, similares e genéricos. Disponível em:< http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=/asset_publisher/view_content&_101_assetEntryId=2662139&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=saiba-a-diferenca-entre-medicamentos-de-referencia-similares-e-genericos&inheritRedirect=true>. Acesso em: 27 maio. 2020.

Compartilhe esse conteúdo