Você já ouviu falar em Quimioterapia Vermelha?

Espalhou-se popularmente que a chamada quimioterapia vermelha é mais forte do que a branca (transparente), uma vez que seus efeitos colaterais costumam ser um pouco mais agressivos.

Essas substâncias que compõe a quimioterapia vermelha são antibióticos antitumorais citostáticos que tem, naturalmente, uma forte pigmentação e quando diluídas no soro, conferem ao mesmo a coloração vermelha.

Esses antibióticos antitumorais, como a Doxorrubicina e a Epirrubicina, interagem com o DNA dentro das células cancerígenas. Elas interferem nas enzimas envolvidas no ciclo celular, as topoisomerases II, impedindo a replicação e formação do DNA, do RNA e até de proteínas.

Principalmente indicado para câncer de mama, de estômago, de bexiga, de ovários, carcinoma tímico, sarcomas, leucemias e linfomas. Porém, por conter esse alto grau de toxicidade, sua indicação e posologia precisam ser medidas com bastante precisão e exames mais específicos precisam ser feitos regularmente antes, durante e após cada ciclo em relação a seus efeitos citotóxicos.

Entre suas reações adversas mais graves temos o infarto do miocárdio, mielosupressão persistente e insuficiência hepática grave. Dessa forma, antes de iniciar o uso dessas substâncias, o paciente precisa estar recuperado dos efeitos citotóxicos de outros medicamentos já usados. Também é importante mencionar que o clearance desses antibióticos acaba sendo reduzido em pacientes obesos/acima do peso, avaliando-se sempre os níveis de bilirrubina, visto que o principal meio de eliminação da droga acontece pelo sistema hepatobiliar.

Então, sempre que a AVFARMA recebe novas prescrições, uma equipe de farmacêuticos analisa as informações a fim de verificar se a posologia e a superfície corpórea dos pacientes são compatíveis, antes de seguir para a etapa de manipulação do medicamento. A principal via de administração da quimioterapia vermelha é a intravenosa, mas também pode ocorrer administração intravesical para tumores superficiais da bexiga. Para mais informações, veja nossa área de serviços ou entre em contato conosco.

Compartilhe esse conteúdo