Fotoproteção no Brasil: Um fator essencial para prevenção do câncer de pele

A incidência do câncer de pele é crescente em todo mundo. No Brasil, devido sua posição geográfica, grande parte do território está localizado entre a região do Equador e Trópico de Capricórnio, uma área que recebe maior intensidade dos raios ultravioletas. Isto faz com que o país seja um lugar promissor para o surgimento de novos casos de câncer, sejam eles do tipo melanoma e não melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente em nosso país, sendo responsável por 30% de todos os tumores malignos registrados. Este, é mais comum em pessoas acima de 40 anos, porém, podem ter casos em crianças e jovens que já apresentam algum tipo doença cutânea.

O câncer não melanoma ocorre nas regiões do corpo que ficam mais suscetíveis a exposição solar, como rosto, pescoço e orelhas. Alguns sinais apresentados são manchas na pele que podem coçar, arder, descamar ou sangrar e feridas que não cicatrizam com facilidade e se for detectado e tratado precocemente, apresenta grandes chances de cura.

Dentro deste cenário a Fotoproteção tem um papel fundamental. Um programa de conscientização com o objetivo de alertar os riscos sobre a exposição inapropriada se faz necessário.

A AVFARMA listou algumas dicas que irão auxiliar na prevenção:

– Evitar exposição solar prolongada;
– Procurar lugares com sombra;
– Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas para bloquear o fator UV;
– Usar filtro solar com alto fator de proteção para o corpo e lábios;
– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
– Caso tenha algum dos sinais e sintomas mencionados acima, procure seu médico.

Referências Bibliográficas:

1) INCA. Câncer de pele não melanoma. Disponível em:<https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma. Acesso em: 19 fev. 2020
2) SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Fotoproteção no Brasil. Disponível em:< https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/>. Acesso em: 19 fev. 2020.
3) A.C. CAMARGO CANCER CENTER. Entenda a diferença entre os tipos de câncer de pele. Disponível em:https://www.accamargo.org.br/noticias/diferenca-tipos-cancer-pele. Acesso em: 19 fev. 2020.
4) SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Câncer da pele. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/. Acesso em: 19 fev. 2020.


Compartilhe esse conteúdo