Interação Medicamentosa: o que fazer em caso de uma ocorrência?

Compreende-se como interação medicamentosa a resposta clínica ou farmacológica desencadeada por um fármaco que quando exposto a uma combinação com outros medicamentos, alimentos, bebidas ou outras substâncias químicas podem levar a exacerbação ou a diminuição do efeito terapêutico desejado, ou seja, a perda da eficácia ou até mesmo o aumento da toxicidade do medicamento.

Nesse contexto, é possível entender os mecanismos envolvidos por trás das interações medicamentosas. Estas interações abrangem os conceitos de:

– Farmacocinética, onde é avaliado os efeitos que o corpo faz com o fármaco. As interações desse tipo têm sua absorção, distribuição, biotransformação ou excreção alteradas o que modifica a duração do efeito de um medicamento.

Farmacodinâmica, onde é avaliado o mecanismo de ação dos fármacos. As interações desse tipo têm sua resposta modificada por outro fármaco, podendo apresentar o mesmo efeito ou algum efeito bloqueador.

Aconselha-se que, após o uso ou administração de um medicamento, o paciente que tenha manifestado alguma reação adversa deva procurar um médico ou farmacêutico ou um serviço de farmacovigilância para realizar a notificação do ocorrido. Essa notificação será encaminhada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que irá realizar a análise da queixa e dependendo do relato, o medicamento poderá ser retirado do mercado.

Logo, para a prevenção das reações adversas provenientes às interações medicamentosas, recomenda-se o estudo contínuo do potencial das interações das drogas empregadas nas terapias prescritas dentro de cada especialidade médica e propagar a educação em saúde para todos os pacientes, promovendo o uso racional de cada medicamento.

Referências Bibliográficas:
⦁ JACOMINI, LCL. et al. Interações medicamentosas: uma contribuição para o uso racional de imunossupressores sintéticos e biológicos. Rev Bras Reumatol. 51(2):161-174, 2011.
⦁ MANUAL MSD. Interações medicamentosas. Disponível em:< https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/farmacologia-cl%C3%ADnica/fatores-que-afetam-a-resposta-a-f%C3%A1rmacos/intera%C3%A7%C3%B5es-medicamentosas>. Acesso em 02 mar. 2020.
⦁ FIOCRUZ. O que fazer em caso de interação medicamentosa. Disponível em:https://portal.fiocruz.br/noticia/o-que-fazer-em-caso-de-interacao-medicamentosa. Acesso em 02 mar. 2020.

Compartilhe esse conteúdo