Tabagismo e Álcool: Fatores de Risco para o desenvolvimento do Câncer

Hábitos de tabagismo e fumo aumentam em até 20 vezes a chance de uma pessoa desenvolver câncer de cabeça e pescoço, aponta a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

O processo de combustão do fumo libera mais de 40 compostos cancerígenos que podem conferir a capacidade de desenvolvimento dessa patologia. Estima-se que 30% dos casos mundiais de câncer são ocasionados por esse hábito e quando essa prática é associada ao álcool, a atividade carcinogênica é aumentada.

Embora esses dados sejam esclarecedores, ainda é desconhecido porque algumas pessoas podem desenvolver câncer e outras não. Hoje em dia, alguns estudos epidemiológicos já apontam quais são os fatores de risco que potencializam as chances do seu aparecimento.

Esses fatores de risco foram identificados após anamnese de dois grupos de pacientes, sendo um grupo saudável e outro que apresenta essa enfermidade. Após as análises, os pesquisadores concluem que pessoas que adotam condutas de exposição a algumas substâncias, durante o decorrer de suas vidas, podem apresentar maior suscetibilidade no desenvolvimento dessa patologia em contraste com aquelas pessoas que não foram expostas.

Porém, cabe ressaltar que não é porque o indivíduo teve alto grau de exposição a determinada tipo de substância ou hábitos que não são considerados saudáveis, este irá desenvolver algum tipo de câncer. Logo, o que se pode constatar é que quando vários estudos científicos apresentam a correlação entre essa enfermidade e os fatores de risco em potencial para o seu desenvolvimento, esses fatores devem ser evitados.

Segue abaixo uma listagem de alguns fatores de risco que podem desencadear o surgimento do câncer:
• Idade;
• Alcoolismo;
• Substâncias cancerígenas;
• Inflamação crônica;
• Hormônios;
• Imunossupressores;
• Agentes infecciosos;
• Hábitos Alimentares;
• Radiação solar;
• Tabagismo;

Fique atento!

Adote novos hábitos em sua rotina que te possibilitem ter uma vida mais saudável pois a prevenção é uma das melhores formas de cuidado.

Referências Bibliográficas:

1) INSTITUTO ONCOGUIA. Entendendo os fatores de risco. Disponível em:< http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco/52/6/>. Acesso em: 04 mar. 2020
2) MANUAL MSD. Fatores de risco para o câncer. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/c%C3%A2ncer/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-c%C3%A2ncer/fatores-de-risco-para-o-c%C3%A2ncer. Acesso em: 04 mar. 2020.
3) HOSPITAL DO CÂNCER. Consumo de tabaco e álcool é um dos principais fatores de risco para câncer de boca. Disponível em:< https://www.hcancer.com.br/consumo-de-tabaco-e-alcool-e-um-dos-principais-fatores-de-risco-para-cancer-de-boca/>. Acesso em: 04 mar. 2020.
4) INSTITUTO VENCER O CÂNCER. Tabagismo e álcool. Disponível em:< https://www.vencerocancer.org.br/cancer/fatores-de-risco/tabagismo-e-alcool/>. Acesso em: 04 mar. 2020.
5) SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Álcool e cigarro multiplicam risco do câncer de cabeça e pescoço. Disponível em:< https://sbccp.org.br/alcool-e-cigarro-multiplicam-risco-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/>. Acesso em: 04 mar. 2020.

Compartilhe esse conteúdo